+351 911 089 627 geral@dreamsbaby.pt
0 Items
Select Page

Hoje achamos por bem falar sobre vacinação e da sua importância.

“As vacinas são produtos imunobiológicos constituídos por microrganismos, partes destes ou produtos derivados, que depois de inoculados no individuo saudável produzem uma resposta similar à da infeção natural induzindo imunidade sem risco para o vacinado.” (DGS, 2016)

O aparecimento destas foi um grande avanço da medicina pois foram responsáveis pelo decréscimo da mortalidade, essencialmente da infantil, pois permitem a prevenção de doenças infectocontagiosas uma vez que conferem imunidade individual mas também de grupo pois quanto mais pessoas estiverem vacinadas menor a probabilidade de propagação da doença, inclusive algumas doenças foram completamente erradicadas.

Apesar de seguras e de ser indiscutível a sua importância, as vacinas podem provocar reações adversas, mas estas normalmente são localizadas no local da administração e de curta duração, como são a vermelhidão, dor, inchaço e/ou febre.

Em Portugal existe um Programa Nacional de Vacinação (PNV), que inclui determinadas vacinas, administradas por enfermeiros nos centros de saúde, de forma gratuitamente e segura, e que vai sofrendo alterações conforme as necessidades da população. Para além destas existem também vacinas que não estão incluídas no PNV, como é o caso da vacina contra a gripe, mas que deve ser avaliado caso a caso a sua necessidade para um determinado individuo.

Pode consultar o Plano Nacional de Vacinação em: https://www.dgs.pt/ficheiros-de-upload-2013/pnv-esquema-recomendado-pdf11.aspx